Inovação
Vantagens do uso da realidade aumentada na logística

Vantagens do uso da realidade aumentada na logística
O uso da realidade aumentada na logística gera mais agilidade e segurança nos processos de separação de itens para carregamento de caminhões, checagem de cargas, localização de itens, organização dos armazéns, entre outros fatores importantes. A tecnologia permite mais eficiência na rotina de trabalho e otimiza as atividades em equipe.

Em linhas gerais, a realidade aumentada pode ser aplicada de diferentes formas no setor de logística das empresas. Geralmente, os equipamentos mais usados costumam ser tablets, smartphones, computadores etc.

Outro tipo de recurso muito utilizado são os wearables, que são dispositivos ligados ao corpo da pessoa para facilitar a obtenção de diferentes tipos de informações. Alguns exemplos de wearable:

• Óculos especiais
• Headsets
• Relógios inteligentes
• E muitos outros

Com esses aparelhos, é possível ter uma visão em 3D dos ambientes, visitar espaços a distância, fazer a contagem de materiais de forma mais precisa ou simplesmente dar orientações a outros membros da equipe de qualquer lugar e em tempo real.

Por que a realidade aumentada é importante para o setor de logística?
A área de logística tem papel fundamental no sucesso financeiro e sustentável das organizações. Afinal, falhas nas operações logísticas podem prejudicar a competitividade do negócio, causar perdas de materiais ou até mesmo gerar compras sem necessidade. Todos esses problemas geram danos que podem impactar o crescimento das empresas a curto ou médio prazo.

Por este motivo, a atividade logística requer planejamento, agilidade e infraestrutura adequada para ser feita de forma eficaz. É importante, por exemplo, manter as equipes bem treinadas e, é claro, investir em novas tecnologias.

A realidade aumentada tem sido de grande relevância para garantir processos mais confiáveis a cada dia. Afinal, ela oferece exatidão de informações, imagens de qualidade e redução de erros. Além disso, a inovação gera mais produtividade entre os funcionários e agiliza processos que antes eram mais demorados.

No caso de planejamento de rotas, a realidade aumentada pode ajudar a programar a entrega de mercadorias de acordo com as dimensões e necessidades específicas de cada carga. Já com relação ao estoque, os dispositivos podem auxiliar na leitura de código de barras, conferência e localização de itens específicos.

Durante o transporte de cargas, também é possível usar a realidade aumentada para visualizar a posição dos produtos nos caminhões ou digitalizar os processos de recebimento.

Invista em realidade aumentada para ter mais eficiência na logística do seu negócio
Como vimos, a tecnologia é extremamente vantajosa para área logística e ainda gera mais segurança aos operadores, aos clientes e aos gestores.

Nesse contexto, é recomendado que as empresas busquem soluções modernas para acompanhar as tendências tecnológicas e não ficarem para trás no quesito inovação.

Os produtos TeamViewer têm sido bastante usados por empresas de diferentes setores por oferecer uma lista ampla de software focados em realidade aumentada, incluindo opções para picking, monitoramento, armazenamento, treinamento de colaboradores, acesso remoto e muito mais. Vale a pena conhecer!


Solicite um Orçamento


Você pode entrar em contato conosco para solicitar um orçamento.

Ao preencher os campos abaixo, você automaticamente concorda com nossos termos de uso e política de privacidade de dados. Saiba mais

Teremos muito prazer em atendê-lo!




Obrigado! Logo entraremos em contato!
Erro ao enviar mensagem.

Obrigado! Logo entraremos em contato!


Erro ao enviar mensagem.


Veja o Guia Software.com.br 2023

Nossos Clientes


Solicite um orçamento Solicite um orçamento

Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de TODOS os cookies Saiba mais

Aceitar