Entenda
3 etapas para evitar pedidos em atraso e otimizar seus níveis de estoque: aprenda com a Minitab

A otimização do inventário, como a maioria das soluções de problemas, requer um processo cuidadoso e algumas etapas. Naturalmente, a maneira mais fácil de evitar pedidos pendentes é sempre ter muito estoque disponível. Existem ramificações para não otimizar o estoque, no entanto. Ao produzir em excesso e manter altos níveis de estoque, os produtos podem estragar ou até mesmo se deteriorar. O excesso de estoque não apenas cria custos hoje, mas também gera custos ocultos mais tarde, se você precisar produzir mais mercadorias para substituir produtos que ficaram na prateleira por muito tempo.

Existem diferentes maneiras de calcular sua otimização, que explicaremos a seguir, mas no cerne da otimização do inventário estão três etapas principais: debater os fatores que afetam o inventário , coletar seus dados e analisá-los. Antes de mergulharmos em cada etapa, vamos abordar algumas noções básicas sobre pedidos pendentes.


O que é um backorder e o que causa?


Simplificando, um pedido pendente significa que um produto não pode ser atendido ou entregue porque não está no estoque. Isso pode ocorrer porque a demanda pelo produto é maior do que o previsto ou os níveis de estoque eram muito baixos para atender à demanda atual.


Pedidos pendentes são ruins para o negócio?



Em uma palavra, sim. Somos todos clientes e nenhum de nós se sente bem quando um produto ou serviço que desejamos não está disponível. Isso não apenas prejudica a experiência atual do cliente, mas também tem implicações de longo prazo em sua marca e no relacionamento com o cliente.

Então... como você reduz os pedidos pendentes?


Três etapas para evitar um pedido em atraso


Etapa 1: Faça um brainstorming dos fatores que afetam os pedidos pendentes, incluindo os níveis de estoque

O maior fator na prevenção de pedidos em espera é o nível de estoque disponível. Se você não tiver produtos suficientes em estoque, terá pedidos pendentes. Mas o estoque disponível é apenas um fator. Você também precisa estar ciente de todas as coisas que afetam uma cadeia de suprimentos em movimento, como estoque em trânsito, previsão de vendas, desempenho histórico de vendas e até mesmo o impacto de seus próprios fornecedores.

Então, como você mantém seus níveis de estoque altos o suficiente para atender à demanda do cliente, mas baixos o suficiente para não manter estoque em excesso? Você precisa pensar nos fatores que afetam seus níveis de estoque. O uso de ferramentas estruturadas de solução de problemas, como CT Trees ou diagramas Fishbone, pode prepará-lo para o sucesso.

Etapa 2: coletar seus dados

Depois de estabelecer os fatores críticos que afetam os pedidos pendentes, você desejará coletar dados sobre eles. Reconheça que a coleta de seus dados de inventário provavelmente vem de várias fontes e sistemas, e o processo de solicitação e preparação de seus dados pode levar tempo. Considere quantos dados você precisa coletar.

Por exemplo, voltar 5 anos provavelmente é demais, dadas todas as mudanças que ocorreram durante esse período. Alguns meses de dados podem ser mais razoáveis, então use seu bom senso para capturar um instantâneo representativo do seu processo. Você pode contratar seu departamento de TI para ajudar ou alavancar uma poderosa ferramenta de unificação de dados, como o Minitab Connect , para acessar, integrar e preparar seus dados para análise. 

Etapa 3: analise seus dados usando análise preditiva

Depois que seus dados forem coletados, é hora da parte divertida: a análise! As análises e visualizações de negócios tradicionais podem ficar aquém aqui porque o visual mais provável é este: quanto menor o estoque disponível, maior o pedido em espera! Como já sabemos disso, o que realmente procuramos identificar é o seguinte: existe outro fator crítico que se destaca como um dos principais impulsionadores dos pedidos em espera? Existe um nível ideal de estoque que pode minimizar pedidos pendentes, sem excesso de estoque e superprodução?

Então, por que análise preditiva? Em termos básicos, imagine criar uma equação com todos os fatores que influenciam os pedidos pendentes como preditores e os pedidos pendentes como resposta. Assim como na álgebra do ensino médio, esses diferentes fatores têm pesos diferentes e, por sua vez, diferentes níveis de influência no resultado. Aqui no Minitab, desenvolvemos soluções especificamente para ajudá-lo a resolver esses problemas!

FONTE: Blog Minitab

A Software.com.br é parceira da Minitab e também é referência em soluções de tecnologia para o mundo corporativo na América Latina. Através de parcerias com os principais fabricantes do mercado, a empresa atua em Transformação Digital, com consultores especializados em: Licenciamento de Software, Cibersegurança, DevOps, Infraestrutura e Data Analytics.

Veja mais sobre Minitab em nosso site: Software.com.br

Solicite um Orçamento


Você pode entrar em contato conosco para solicitar um orçamento.

Ao preencher os campos abaixo, você automaticamente concorda com nossos termos de uso e política de privacidade de dados. Saiba mais

Teremos muito prazer em atendê-lo!




Obrigado! Logo entraremos em contato!
Erro ao enviar mensagem.

Obrigado! Logo entraremos em contato!


Erro ao enviar mensagem.


Veja o Guia Software.com.br 2023

Nossos Clientes


Solicite um orçamento Solicite um orçamento

Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de TODOS os cookies Saiba mais

Aceitar