Entenda
Você sabe o quanto seus processos são capazes? Entenda com o Minitab

Nesta era moderna, alguns de nós temos a sorte de ter um processo que permite uma inspeção barata, instantânea e não destrutiva de 100% do que fazemos. Para todos os outros, a análise de capacidade é extremamente útil. Considere a vinificação como exemplo: as medições são mais difíceis. Assim que você adiciona peróxido de hidrogênio a uma amostra de vinho para começar a medir suas características químicas, você não vai colocar esse vinho de volta em uma garrafa para vender. Obter as informações que você precisa rapidamente e a partir do menor número possível de amostras faz uma grande diferença.

Usamos a análise de capacidade para avaliar o desempenho de um processo em relação aos limites de especificação. À primeira vista, se as medidas que você tem estão dentro das especificações, então você acha que o processo está funcionando bem. A análise de capacidade vai além dessa abordagem binária simples para fornecer informações sobre como um processo atende às especificações. Considere os histogramas abaixo que mostram as medidas dos valores de pH. No produto acabado, os valores devem estar dentro dos limites de especificação dos pontos 3.3 e 3.7. 

Imagem1-Jun-23-2023-04-26-38-9587-PMFoto2-Jun-23-2023-04-28-22-1780-PM

No Processo 2, as medições se aproximam dos limites de especificação. Em ambos os processos, todas as medições estão dentro dos limites de especificação. Como os histogramas mostram uma amostra do processo, estaríamos muito mais preocupados que o Processo 2 pudesse ter medições fora dos limites de especificação. A análise de capacidade distingue casos como o Processo 1 do Processo 2 para que saibamos onde nossos esforços de melhoria são mais valiosos.

DUAS MEDIDAS COMUNS DE CAPACIDADE

Muitas medidas diferentes de capacidade estão em uso. Duas das mais fáceis de entender são Pp e Ppk.

O que é Pp?

Pp é uma razão que compara a distância entre os limites de especificação e a amplitude do processo.

Imagem3 (4)Imagem4 (2)

Quanto mais estreito o intervalo estimado, melhor o desempenho do processo, o que dá maiores valores de Pp. Embora diferentes produtos e processos tenham padrões diferentes, você geralmente verá 1,33 como uma meta para Pp.

O que é Ppk?

Quando um processo não é centralizado, o Ppk é uma melhor representação da capacidade do processo de fornecer produtos que estão em especificação para os clientes. Em vez da distância entre os limites de especificação, Ppk usa a distância da média das medições até o limite de especificação mais próximo. Em vez de amplitude estimada do processo, o Ppk usa 1/2 do intervalo de processo estimado. O resultado é uma medição que considera onde está a média do processo em relação aos limites de especificação.

Imagem5 (2)

Por exemplo, o valor de Pp de 3,46 indica que o processo funciona bem, mesmo que mais da metade das medições estejam fora do limite de especificação. O valor de Ppk de -0,02 indica que o processo tem um desempenho ruim. Como o processo funciona mal, o Ppk é a melhor medida para ver que o processo precisa de melhorias.

Por que você precisa de uma análise de capacidade

Quando você está tomando decisões sobre a melhoria do processo, muitas vezes não é suficiente saber se uma amostra de produtos está dentro dos limites de especificação. Precisamos de uma maneira mais detalhada de descrever o quão eficaz é um processo em atender às especificações do cliente. Se você precisa saber onde concentrar seus esforços de melhoria, então você precisa de uma análise de capacidade.

Conteúdo postado originalmente em: Blog Minitab

Somos a Software.com.br, Representante Oficial Minitab no Brasil e também referência em soluções de tecnologia para o mundo corporativo na América Latina. Conte com nossos consultores especializados em Licenciamento de Software, Cibersegurança, DevOps, Infraestrutura e Data Analytics.

Solicite um Orçamento


Você pode entrar em contato conosco para solicitar um orçamento.

Ao preencher os campos abaixo, você automaticamente concorda com nossos termos de uso e política de privacidade de dados. Saiba mais

Teremos muito prazer em atendê-lo!




Obrigado! Logo entraremos em contato!
Erro ao enviar mensagem.

Obrigado! Logo entraremos em contato!


Erro ao enviar mensagem.


Veja o Guia Software.com.br 2023

Nossos Clientes


Solicite um orçamento Solicite um orçamento

Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de TODOS os cookies Saiba mais

Aceitar