Cliente: Endesa Brasil
Segmento: Indústria multinacional
Atuação: Distribuição, geração, transmissão e comercialização de energia, com ativos de geração que totalizam 1,005 megawatts (MW) de potência instalada
Fundação: Presente em quatro Estados brasileiros (Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e Rio Grande do Sul), a Endesa Brasil é uma holding de empresas criada em 2005 e que atende a cerca de 5,4 milhões de clientes em 240 municípios do País
Local: Endesa Energia – Unidade Rio de Janeiro
Número de funcionários: A holding possui três mil colaboradores próprios no País, além de 13,546 mil parceiros, 359 estagiários e 36 menores-aprendizes, totalizando cerca de 14 mil empregos diretos e indiretos.
Cenário inicial – (Jan/2010): A equipe de Engenharia da Endesa Energia – Rio de Janeiro utilizava cartas topográficas do IBGE como referências de estudo. Como o material é antigo e desatualizado, o trabalho dos engenheiros era difícil, sendo praticamente impossível reconhecer e mapear as áreas sem visitas de campo
Solução: Google Earth Pro
Principais benefícios: Visão topográfica realista e atualizada, com ganho em agilidade para mapeamento e logística de projetos
Cenário atual – (Out/2013): A solução foi adquirida em 2010, com licenciamento anual através da Software.com.br. Graças ao Google Earth Pro, a equipe realiza análises preliminares de áreas de estudo para instalação de grandes hidrelétricas, sendo possível mapear as regiões topográfica e logisticamente antes mesmo das visitas de campo. A exportação de dados é fácil e íntegra, promovendo rápida interação entre as equipes para visualização total do projeto
Depoimento: “O Google Earth Pro traz uma visão muito mais realista aos projetos, com imagens recentes e atualizadas”, diz Flávia Piovani Luz Aieta Afonso, Engenheira Cartográfica formada pelo Instituto de Educação do Rio de Janeiro (IERJ) e Analista Júnior de Cartografia da Endesa Energia. “Trabalhamos com a ferramenta há três anos e estou muito satisfeita. Hoje, o Google Earth Pro é fundamental para o nosso trabalho. E o atendimento da Software.com.br também é ótimo - tanto que acabamos de renovar a licença mais uma vez”.