Se você já teve que assistir a uma palestra de horas ou navegar por páginas intermináveis de um curso online, entende o custo de uma experiência de aprendizado entediante. Esse tipo de aprendizado não é apenas monótono - é difícil prestar atenção e pode dificultar a retenção das informações.
A gamificação no e-learning foi criada para resolver esse problema. Ao incorporar elementos de jogos em um ambiente de aprendizado online, a gamificação não apenas ajuda os alunos a se envolverem com o material, mas também torna o aprendizado divertido. Neste post, vamos detalhar a gamificação no e-learning, explorar exemplos de gamificação e explicar como essa estratégia pode beneficiar tanto os alunos quanto as organizações.
O que é aprendizado gamificado?
O aprendizado gamificado, ou aprendizado baseado em jogos, é a aplicação de mecânicas de jogo à experiência de aprendizado. Por exemplo, uma aula pode conter elementos de storytelling que entretenham os alunos enquanto os conduzem por cenários de aprendizado relevantes. Ou o curso pode incluir elementos de gamificação, como um ranking, crachás ou recompensas.
Você pode encontrar esses tipos de experiências de aprendizado tanto em salas de aula físicas quanto em cursos online. A gamificação pode ser um recurso valioso para ajudar os alunos a se engajar com o material e entre si, mesmo à distância.
Quais são os benefícios do e-learning gamificado?
O principal benefício da gamificação no e-learning é aumentar o engajamento. Ao tornar o aprendizado mais divertido, a gamificação pode motivar os alunos a completarem as lições e ajudá-los a reter informações de maneira mais eficaz.
Os outros benefícios do uso da gamificação variam de acordo com o cenário de aprendizado específico. Por exemplo, uma sala de aula que utiliza e-learning gamificado para uma lição importante pode notar melhorias nas habilidades de redação dos alunos sobre aquele tópico. Um ambiente de trabalho que usa gamificação em um treinamento importante pode observar maiores índices de satisfação do cliente. Enquanto isso, um aplicativo que ensina aos usuários uma habilidade específica pode ver taxas de retenção e satisfação mais altas.
3 estratégias para alcançar objetivos de aprendizado com gamificação
Embora as estratégias que você use para gamificar seu e-learning variem de acordo com seu público e conteúdo, existem algumas boas práticas a serem consideradas. Experimente essas técnicas de gamificação para incentivar os alunos a participar e se engajar com seu material.
1. Construa uma narrativa envolvente
Muitos dos melhores jogos usam storytelling para cativar os participantes e imergi-los no mundo do jogo. Isso também é verdade em um contexto educacional - cenários de e-learning são uma maneira-chave de ilustrar problemas comuns e permitir que os alunos pratiquem situações da vida real em um ambiente de baixo risco.
Para aumentar o caráter envolvente do seu curso, inspire-se em seus jogos baseados em histórias favoritos. Considere criar diferentes personagens no seu curso, fazendo dos alunos os protagonistas. Você pode desenhar um mapa interativo que os alunos possam explorar, reforçando o material do curso enquanto entretêm com elementos de construção de mundo. Você pode até mesmo estruturar diferentes lições como “capítulos” de uma história, dividindo sua narrativa e finalizando as lições em cliffhangers para instigar os alunos a continuar jogando.
2. Adicione interatividade significativa
A interatividade é um dos elementos mais importantes do e-learning eficaz, e o mesmo se aplica ao e-learning gamificado. Fazer com que os alunos tomem decisões enquanto progridem em uma lição os ajuda a praticar suas habilidades e reter o conteúdo.
Explore as opções de interatividade que sua plataforma de aprendizado oferece. Experimente e brinque com animações, hotspots, interações de arrastar e soltar, flashcards e muito mais.
3. Incentive com recompensas, pontos e rankings
Quer você esteja em uma sala de aula ou no ambiente de trabalho, uma dose saudável de competição pode tornar o aprendizado ainda mais empolgante para seu público.
Sistemas baseados em pontos, onde os alunos podem acumular pontos, podem ser uma forma divertida de abordar isso. Ou, você pode adicionar um ranking ao seu curso que mostre as pontuações de diferentes participantes, permitindo que eles vejam como seu desempenho se compara ao dos colegas. Considere também permitir que os alunos ganhem crachás ou recompensas simples ao completarem certos marcos de aprendizado.
Essas podem ser formas divertidas de motivar os alunos a continuar aprendendo e a manter o foco.
Engaje os alunos com elementos de gamificação
Para saber mais sobre como criar experiências de aprendizado gamificadas com a Articulate, leia nosso guia completo. Se você deseja um suporte especializado nessa jornada, entre em contato com um especialista da Software.com.br pelo e-mail articulate@software.com.br e descubra como a gamificação pode transformar seu e-learning!
Acesse Software.com.br e saiba mais