Soluções
10 Princípios para Facilitar e Engajar participantes de uma Reunião On Line

Existe realmente a necessidade de escrever outro artigo sobre como melhorar eventos virtuais?

Já se passou mais de um ano desde o início da pandemia COVID-19, então é seguro dizer que a maioria de nós provavelmente já está farta de eventos virtuais. Quer esteja executando uma sessão virtual ou contribuindo para uma, todos nós ganhamos nossos distintivos de mérito por aprender os meandros de uma infinidade de videoconferências, chat persistente, mensagens instantâneas e ferramentas de colaboração virtual ao vivo.

Mas isso significa que nossos eventos estão atingindo o alvo de forma consistente? Infelizmente não. Muitas vezes as pessoas saem de uma sessão com menos energia do que quando a iniciaram. A fadiga do zoom continua sempre presente, apesar de todos os artigos, vídeos do YouTube e seminários realizados sobre como conduzir reuniões virtuais eficazes.

Princípios antes das práticas.

Embora esses recursos sejam úteis, muitos deles se concentram em práticas, ferramentas e técnicas específicas de facilitação que negligenciam o fluxo geral de energia ao longo de uma sessão. Portanto, em vez de cobrir o "como" da facilitação virtual eficaz, vamos nos aprofundar no "o quê" e "por quê", adotando uma abordagem baseada em princípios para o tópico. Embora as práticas e ferramentas sejam específicas ao contexto, os princípios são (na maioria) universalmente aplicáveis e fornecem uma lente poderosa para adaptar o design do seu evento virtual para melhor servir ao seu pessoal e ao seu propósito.

O seguinte conjunto de 10 princípios orientadores para energizar a facilitação virtual não satisfaz os princípios (sem trocadilhos) de exclusividade mútua e exaustão coletiva. Existem sobreposições entre alguns dos princípios, mas valor suficiente em cada um deles para compensar as redundâncias. Também não há prioridade para a lista - os méritos de cada um se complementam. Nossa intenção era chegar ao cerne do que contribui para uma ótima facilitação virtual, para que você possa projetar sessões que sejam envolventes e estimulantes, em vez de exaustivas.

10 princípios orientadores para energizar a facilitação virtual

1. Deixe claro e alinhado quais são seus objetivos e resultados desejados antes de escolher o processo e as ferramentas.

2. Lembre-se de que esta é uma facilitação virtual e não uma facilitação pessoal.

3. Defina expectativas claras sobre as regras de engajamento.

4. O contexto conta, portanto, leve-o em consideração.

5. Conheça as pessoas onde elas estão e pratique a empatia.

6. Prepare seus participantes para serem os heróis da experiência.

7. Cuide de sua audiência.

8. Saiba quando é hora de forçar um pouco mais e quando é hora de fazer uma pausa.

9. Não seja chato!

10. Não se leve muito a sério!

O artigo original foi publicado pela Miro no seu blog em https://miro.com/blog/10-principles-of-energizing-virtual-facilitation/


Solicite um Orçamento


Você pode entrar em contato conosco para solicitar um orçamento.

Ao preencher os campos abaixo, você automaticamente concorda com nossos termos de uso e política de privacidade de dados. Saiba mais

Teremos muito prazer em atendê-lo!




Obrigado! Logo entraremos em contato!
Erro ao enviar mensagem.

Obrigado! Logo entraremos em contato!


Erro ao enviar mensagem.


Veja o Guia Software.com.br 2023

Nossos Clientes


Solicite um orçamento Solicite um orçamento

Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de TODOS os cookies Saiba mais

Aceitar