Inovação
Uma espiada por dentro da contratação remota: um conteúdo Articulate

Na Articulate, estamos acostumados a quebrar o status quo. Desenvolvemos aplicativos e ferramentas de e-learning como uma empresa totalmente remota há mais de 15 anos . Trabalhar remotamente requer pensar fora da caixa de vez em quando. Naturalmente, desenvolvemos abordagens exclusivas para muitos processos de negócios tradicionais.

Nosso processo de entrevista na equipe de engenharia da plataforma é apenas um exemplo. Como começa não é muito diferente do que a maioria das empresas faz: lançar um anúncio de emprego para trabalhar em casa na Internet e esperar que as inscrições cheguem. Isso é o mais “normal” possível no processo de entrevista Articulate. Os próximos passos ganham vida própria.

A seleção de candidatos é um esforço global

Encontrar pessoas em fusos horários distantes não é novidade para nós. Basta olhar para nossa equipe de engenharia de plataforma. Nós 13 estamos espalhados pelos Estados Unidos, Canadá, Índia, Nova Zelândia e Holanda. E usamos essa ampla distribuição de fuso horário a nosso favor, executando entrevistas de equipe assíncronas e totalmente distribuídas no Slack .

Nossos objetivos para as entrevistas do Slack são:

  • Dê voz a todos na equipe na contratação
  • Preservar as melhores partes da nossa cultura
  • Encontre talentos incríveis, independentemente de onde eles morem

Para atingir esses objetivos, dependemos muito da comunicação assíncrona. Estamos sempre pensando em como trabalhar juntos de forma eficaz quando não estamos no mesmo espaço físico. Aqui estão as etapas que levam a uma entrevista da equipe do Slack.

Um pé na porta

Depois que o gerente de contratação examina os candidatos, identificamos as pessoas que encaminharemos para uma entrevista por telefone. O gerente de contratação realiza a entrevista inicial por telefone com o candidato (a quem chamaremos de “Robin” neste exemplo) e constrói uma compreensão da profundidade técnica, amplitude, trajetória de carreira, interesses, personalidade e muito mais. 

Agora que a entrevista por telefone está agendada, próxima parada: entrevista com a equipe do Slack! Evoluímos continuamente nossos processos, mas veja como abordamos a entrevista da equipe do Slack hoje. (Sinta-se à vontade para usar isso como um guia inicial para conduzir uma entrevista do Slack para sua equipe.)

Bem-vindo ao Slack!

Antes de Robin começar a entrevista da equipe do Slack, temos trabalho a fazer nos bastidores. Se parece com isso:

Crie dois canais Slack privados: #platform-robin e #backchannel-robin .

Um dia antes do início da entrevista da equipe, convide a equipe para #backchannel-robin . Aqui, compartilhamos o currículo de Robin, o perfil do LinkedIn e outros conteúdos relevantes. Este canal é para coordenar perguntas, agendar bastidores e discutir em geral as habilidades técnicas de Robin.

Na data de início da entrevista, convidamos Robin para o Slack como um convidado de canal único com uma data de expiração automática da conta. (Desaconselho o convidado multicanal porque o canal único é gratuito e evitará o constrangimento de convidar o candidato para um canal que ele não deveria ter visto)

Agora que fizemos nossa parte para que a entrevista da equipe do Slack se desenvolvesse, enviamos um e-mail de acompanhamento para Robin (caso o filtro de spam deles engolisse o convite) com uma nota para enviar um ping para nós no Slack quando eles entrarem na # plataforma- canal robin .

Depois que Robin se junta, reiteramos o formato e definimos as expectativas. Descobrimos que a repetição é útil para reforçar e definir a segurança psicológica de que não é necessário falar conosco o tempo todo. Dessa forma, Robin não ficará ansioso para responder imediatamente a uma pergunta. 

Em seguida, convido o restante da equipe de engenharia de plataforma para #platform-robin e, se eles são novos nessa abordagem, os lembro (em #backchannel-robin ) de dar as boas-vindas a Robin. Para garantir que a comunicação flua sem problemas, temos uma lista de tópicos sugeridos e perguntas à mão, para quando as coisas precisam de um empurrãozinho. Tópicos de exemplo incluem pensamento sistêmico, engenharia de software, construção para resiliência e inteligência emocional.

Às vezes, há perguntas que um candidato não gostaria de fazer na frente de toda a equipe. Tornamos isso seguro para eles, sendo explícitos sobre como entrar em contato com o gerente de contratação , se necessário.

Olhando para o quadro geral, passamos o primeiro dia conhecendo o candidato como pessoa. Neste ponto, estamos procurando alguém com quem nos damos bem. Dia 2 e 3, abordamos questões técnicas e tópicos relacionados ao trabalho. Procuramos curiosidade e empolgação com o trabalho e níveis adequados de profundidade técnica e experiência para a função.

E antes que percebamos, é o fim do terceiro dia! Enviamos um DM para Robin para lembrá-los de que é o último dia da entrevista e que a conta expirará automaticamente naquela noite. Também lembramos à equipe do #backchannel-robin que a conta de Robin no Slack será encerrada automaticamente no final do dia.

Entrevista pós-Slack

No dia seguinte ao encerramento da entrevista da equipe do Slack, fazemos um ping para a equipe em #backchannel-robin . Iniciamos uma discussão no Slack ou marcamos uma videochamada. As interações da equipe com Robin irão, em grande parte, direcionar suas opiniões. Também abordamos as seguintes questões:

  • O candidato será um “ajuste de valores”?
  • É alguém com quem gostaríamos de trabalhar todos os dias?
  • Eles combinam com as prioridades da nossa equipe e da empresa?
  • Eles trazem uma nova perspectiva?
  • Seria doloroso para nós não contratar esse indivíduo?

Se alguém na equipe tiver uma posição “sem contratação”, imediatamente passamos para o bate-papo por vídeo e investigamos essas preocupações como uma equipe. Queremos ser minuciosos e descobrir quaisquer problemas ou preconceitos inconscientes em nosso processo de contratação.

Às vezes, há um simples mal-entendido ou falta de contexto, então conversar sobre isso com a equipe pode ajudar a desvendar o problema subjacente. Outras vezes, precisamos acompanhar o candidato para esclarecer algumas dúvidas. Se não pudermos aliviar as preocupações como uma equipe ou com um acompanhamento, informaremos ao candidato que não achamos que seja uma boa opção no momento.

A reta final

As etapas finais variam de acordo com os requisitos de uma posição. Se Robin tiver tudo o que procuramos, discutiremos benefícios, salário e muito mais. Assim que esses detalhes forem acertados, faremos uma oferta oficial.

Aqui está o que aprendemos

Quando você vai contra a norma, há lições a serem aprendidas. Aqui estão algumas das principais conclusões de nossa experiência com as entrevistas da equipe do Slack até agora:

  1. Seja claro com os candidatos sobre as expectativas; comunique o que acontecerá na entrevista do Slack. Essa abordagem de entrevista é incomum, por isso nos esforçamos para reduzir a ambigüidade o máximo possível.
  2. Não tenha medo de terminar a entrevista mais cedo se ela não estiver indo bem. Tivemos casos em que a equipe levantou preocupações no backchannel, explorou com perguntas esclarecedoras e ainda sentiu que havia sinais de alerta significativos. Sempre coletamos várias opiniões para verificar nossos preconceitos, mas se não estivermos nos sentindo bem em trabalhar com um candidato desde o início, agradeceremos a ele por seu tempo, explicaremos que não achamos que haja um bom ajuste no momento e fecharemos a entrevista do Slack. Fazer isso o quanto antes respeita o tempo do candidato e de sua equipe.
  3. Crie flexibilidade para fusos horários muito remotos no processo. Descobrimos que, ao conversar com candidatos na Ásia ou na Austrália, nossa equipe precisa de um tempo mais flexível durante o processo de entrevista. A maioria de nossa equipe mora na América do Norte, então há pouca sobreposição de horas de trabalho com candidatos nesses fusos horários. Para combater a sensação de que mal arranhamos a superfície, estendemos a entrevista da equipe do Slack para quatro dias.

Resumo

Este estilo de entrevista é demorado. Se você não tem certeza se essa abordagem funcionará para você, experimente primeiro internamente com um teste. Requer adesão de sua equipe e gerenciamento, mas os benefícios são significativos . Você dá voz a todos na equipe na contratação, preserva as melhores partes de sua cultura e encontra talentos incríveis, independentemente de onde morem. Além disso, entrevistar candidatos em um meio como o Slack, onde ambos os lados provavelmente já se sentem à vontade, ajuda a deixar todos à vontade e permite que a conversa flua com mais naturalidade.

O que começou como uma curiosa experiência de contratação tornou-se essencial para o processo de entrevista da equipe de engenharia da plataforma. Até agora, parece estar funcionando bem e, apesar de alguns contratempos, recebemos um feedback extremamente positivo dos candidatos sobre o processo

Conteúdo publicado originalmente em: Blog Articulate

Somos a Software.com.br, Representante Oficial Articulate no Brasil e também referência em soluções de tecnologia para o mundo corporativo na América Latina. Conte com nossos consultores especializados em Licenciamento de Software, Cibersegurança, DevOps, Infraestrutura e Data Analytics.

Veja mais sobre Articulate em nosso site: Sofware.com.br

Solicite um Orçamento


Você pode entrar em contato conosco para solicitar um orçamento.

Ao preencher os campos abaixo, você automaticamente concorda com nossos termos de uso e política de privacidade de dados. Saiba mais

Teremos muito prazer em atendê-lo!




Obrigado! Logo entraremos em contato!
Erro ao enviar mensagem.

Obrigado! Logo entraremos em contato!


Erro ao enviar mensagem.


Veja o Guia Software.com.br 2023

Nossos Clientes


Solicite um orçamento Solicite um orçamento

Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de TODOS os cookies Saiba mais

Aceitar