Entenda
Low code: o que é, vantagens e benefícios!

Low code é um termo criado em 2014 para caracterizar as plataformas que têm interfaces de desenvolvimento baseadas em GUI (Graphical User Interface).

Dessa maneira, é possível realizar um trabalho de codificação tradicional sem a necessidade de conhecer a linguagem de programação de maneira exata.

Em resumo, o desenvolvimento em plataforma Low Code é um processo que visa trazer mais agilidade para a criação de softwares por meio de um processo muito mais prático de codificação.

Isso quer dizer que, com o low code, até mesmo as pessoas sem conhecimentos técnicos em codificação são capazes de desenvolver aplicativos e outros softwares altamente relevantes para o mundo digital.

O low code possui inúmeros recursos de codificação mais simples, incluindo o uso de modelos pré-definidos, técnicas básicas de design gráfico, modelagem visual e opções de arrastar e soltar para desenvolver um software.

Como funcionam as plataformas low code?

Ao acessar uma plataforma low code para a criação de um novo software, o usuário geralmente vai perceber as seguintes características:

Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) que oferece suporte visual para facilitar a criação de interfaces do software, bem testar modelos, recursos e formas de trabalho;

Opções de conexão para serviços, automatizando a manipulação, armazenamento e recuperação de estruturas de dados;

 Ferramentas para gerenciamento do ciclo de vida e manutenção dos aplicativos.

Vantagens das plataformas Low Code para as empresas

Graças à facilidade gerada pelas plataformas low code, muitas empresas e departamentos de Tecnologia da Informação estão adotando o uso deste tipo de ferramenta no dia a dia de trabalho.

Entre os motivos para essa mudança, o principal está relacionado à agilidade para a criação ou implementação de um software.

Além disso, é possível minimizar erros, fazer testes, sugerir melhorias e tornar os processos ainda mais eficientes.

O resultado geralmente são clientes mais satisfeitos e aplicativos criados em poucos dias, eliminando as chances de projetos concluídos com atrasos.

Vale destacar que o low code também oferece segurança e escalabilidade para a criação de softwares de diferentes finalidades, de acordo com o perfil da empresa ou investimento disponível.

Low code: conheça os benefícios para o mundo dos negócios!

Segundo especialistas em TI, O low code vem sendo adotado com frequência no universo corporativo porque ele consegue:

Economizar tempo

Agilizar e simplificar processos

Gerar resultados para empresas e equipes

Aumentar a satisfação dos clientes com os softwares

Flexibilizar projetos de acordo com o perfil do cliente ou da empresa

Reduzir custos das empresas

Melhorar a entrega das demandas

Criar aplicativos complexos e simples

Sem dúvidas, o mercado de mercado de plataformas Low Code já é uma realidade e deve ter ainda mais crescimento nos próximos anos, conquistando cada vez mais mercado no Brasil e no mundo.

Os fabricantes FileMaker Inc e Appian, por exemplo, são especializados neste tipo de ferramenta e oferecem soluções diferenciadas em low code.

Se você quer ficar por dentro do universo digital e conhecer as novidades mais recentes para profissionais da área, continue acompanhando nosso blog.


Solicite um Orçamento


Você pode entrar em contato conosco para solicitar um orçamento.

Ao preencher os campos abaixo, você automaticamente concorda com nossos termos de uso e política de privacidade de dados. Saiba mais

Teremos muito prazer em atendê-lo!




Obrigado! Logo entraremos em contato!
Erro ao enviar mensagem.

Matérias relacionadas


Obrigado! Logo entraremos em contato!


Erro ao enviar mensagem.


Veja o Guia Software.com.br 2023

Nossos Clientes


Solicite um orçamento Solicite um orçamento

Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de TODOS os cookies Saiba mais

Aceitar