Entenda
Compreenda uma abordagem de lançamento inicial para gerenciamento da cadeia de suprimentos de software com JFrog

Para qualquer pessoa envolvida no desenvolvimento de software, o “loop infinito” é sinônimo de DevOps – e com razão. Sabemos que o software raramente fica em estado estático por muito tempo. Atualizações contínuas são necessárias para atender às demandas dos usuários e entregar mais valor, mais rápido que a concorrência.

Você deve estar se perguntando: de todas as etapas desse ciclo infinito – planejar, codificar, construir, testar, lançar, implantar, operar e monitorar – por que focar no lançamento e como a cadeia de fornecimento de software (SSC) entra em ação ? Além disso, o que significa adotar uma abordagem de lançamento inicial para gerenciar sua cadeia de suprimentos e desenvolvimento de software?


Explicando o loop infinito do DevOps

Cada etapa da primeira metade do loop infinito do DevOps (Planejar > Código > Construir > Teste) está se preparando para o lançamento de um novo software. Todas as etapas que compõem a segunda metade do loop infinito (Implantar > Operar > Monitorar) são ações executadas em relação à versão do software. O estágio de lançamento do software fica no fulcro do Desenvolvimento e Operações.

A versão do software contém o valor de todos os seus esforços de desenvolvimento e é, em última análise, com o qual seus consumidores interagem. A maneira como você implanta sua versão é importante para garantir que seus usuários possam acessar seu valor, enquanto a qualidade da versão é o que facilita a implantação, a execução e o monitoramento das operações de TI.


Uma abordagem de lançamento inicial para gerenciamento de SSC

Com tanta coisa dependendo do lançamento do software, é fundamental gerenciar a jornada de lançamento em sua totalidade. Isso começa com o código e as dependências e se estende até o tempo de execução.

Uma abordagem de lançamento inicial para gerenciamento de SSC significa ser capaz de — a qualquer momento — identificar e conectar os pontos do ponto mais à esquerda do desenvolvimento de software (por exemplo, codificação e curadoria de pacotes) ao mais à direita (por exemplo, execução em produção). Com uma abordagem de lançamento inicial, as organizações podem proteger a qualidade e a segurança de seu software e manter prioridades alinhadas entre as equipes de Desenvolvimento, Operações e Segurança.

Somente quando você consegue traçar uma linha de conexão entre o tempo de execução e a origem do lançamento é que você pode identificar qualquer elemento que possa impactar o lançamento em execução na produção. Basta lembrar o Log4j ( cujas consequências ainda estão sendo enfrentadas pelos desenvolvedores e profissionais de segurança ) para entender por que isso é tão importante. Mas se evocar o Log4j ainda não for suficiente para fazer você aderir a uma abordagem de lançamento inicial, aqui estão algumas outras vantagens importantes:

  • Entregas aceleradas e uniformes: lançamento mais rápido e confiável de produtos ou atualizações.
  • Auditoria robusta e rastreamento de alterações: garantindo supervisão e monitoramento completos das modificações.
  • Automação de liberação simplificada: Melhorando a qualidade, a uniformidade e a garantia por meio de procedimentos de liberação automatizados.
  • Confiança reforçada por meio de entregas confiáveis: Estabelecendo confiança e certeza por meio de lançamentos consistentemente bem-sucedidos.
  • Processos de liberação sem estresse: Transformando liberações em operações tranquilas e sem ansiedade.
  • Visibilidade clara do processo de lançamento: identifique gargalos e onde fica cada lançamento potencial.

Conteúdo postado originalmente em: Blog JFrog

Somos a Software.com.br, Representante Oficial JFrog no Brasil e também referência em soluções de tecnologia para o mundo corporativo na América Latina. Conte com nossos consultores especializados em Licenciamento de Software, Cibersegurança, DevOps, Infraestrutura e Data Analytics.

Veja mais sobre JFrog em nosso site: Software.com.br

Solicite um Orçamento


Você pode entrar em contato conosco para solicitar um orçamento.

Ao preencher os campos abaixo, você automaticamente concorda com nossos termos de uso e política de privacidade de dados. Saiba mais

Teremos muito prazer em atendê-lo!




Obrigado! Logo entraremos em contato!
Erro ao enviar mensagem.

Obrigado! Logo entraremos em contato!


Erro ao enviar mensagem.


Veja o Guia Software.com.br 2023

Nossos Clientes


Solicite um orçamento Solicite um orçamento

Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de TODOS os cookies Saiba mais

Aceitar